segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Conta de Energia Elétrica fica mais cara a partir desta segunda (28) no MA

Passa a valer nesta segunda-feira (28) o reajuste de 10,79% na tarifa residencial de energia elétrica do Maranhão. O Reajuste Tarifário Anual (RTA) foi anunciado na última terça-feira (22) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Para os consumidores de baixa tensão, como casas, comércios e propriedades rurais, o aumento médio será de 11,09%. Já para os de alta tensão, o efeito médio será de 9,60%. No geral, o reajuste médio será de 10,85%.
Segundo a ANEEL, os fatores que mais impactaram nos índices foram a retirada dos componentes financeiros anteriores, os encargos setoriais e os custos com compra e transmissão de energia elétrica.

Bandeira Verde

A Aneel continua a manter a bandeira verde no mês de setembro para os consumidores ligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A conta de luz está sem cobrança adicional desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022.
De acordo com o órgão, a bandeira verde foi escolhida em função das suas vantagens em relação a geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios.

Segundo a Aneel, o nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento. A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril de 2022. A perspectiva da Aneel é que a conta de luz siga sem cobrança adicional em 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estouro de Pneu de Trator deixa um trabalhador morto em Fazenda na Zona Rural e Urbano Santos ,- MA

Na tarde desta quarta-feira (25/10), um grave acidente deixou um trabalhador morto em uma fazenda localizada na zona rural de Ur...