Apesar do Governo do Maranhão afirmar que o estado não vive situação crítica em relação às queimadas, Exército e Corpo de Bombeiros iniciam nesta quinta-feira (29) a operação "Verde Brasil - Combate a Incêndios Florestais e Crimes Ambientais" no Maranhão .
De acordo com o Exército, às 06h o 24º Batalhão de Infantaria de Selva deslocará 35 militares para o município de Mirador, que tem registrado o maior número de queimadas no estado em 2019 . A ação será realizada com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil .
A força-tarefa acontece após um decreto presidencial de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que prevê o uso das Forças Armadas em ações contra queimadas e desmatamentos ilegais em estados que fazem parte da Amazônia Legal . No mesmo dia, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou a edição de um decreto que proíbe o uso de fogo para a limpeza e manejo de áreas em todo o estado .
No Maranhão, as regiões sul, leste e norte terão prioridade, assim como o Parque Estadual do Mirador e em São Luís e cidades da região . Nesta terça-feira (27), as equipes do Exército fizeram um sobrevoo em áreas com focos de queimada e naquelas que possuem histórico de fogo durante a estiagem. Entre as cidades vistoriadas estiveram Presidente Dutra, Mirador e Urbano Santos .
Nenhum comentário:
Postar um comentário