quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Internos da Unidade Prisional de Chapadinha participam de palestra sobre prevenção da Hanseníase



A Unidade Prisional de Ressocialização - UPR de Chapadinha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (21) uma palestra sobre prevenção a Hanseníase com internos da unidade prisional .



Janeiro é o mês internacional da luta contra a hanseníase, cujo o tema é : “Hanseníase tem tratamento, tem cura, tem a nossa ajuda”. O evento contou com a presença da Coordenadora do Programa de Hanseníase do município de Chapadinha . Enfermeira Josy Rodrigues, que na oportunidade orientou os internos sobre a campanha "Janeiro Roxo", esclarecendo ainda sobre a prevenção, diagnóstico, tratamento e a importância da identificação precoce para evitar complicações e encaminhamento de casos suspeitos para avaliação .
Também estiveram presente as especialistas técnica da unidade prisional Maciane Meireles (Enfermeira), Claudia Moura (Psicóloga), Abilene Mendes (Técnica de Enfermagem) o Diretor Administrativo Robson Barreto e demais servidores . 
O que é Hanseníase ?
A hanseníase, conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Micobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.   

Como ocorre a transmissão da hanseníase ?
A transmissão da hanseníase se dá pelo contato prolongado e frequente com uma pessoa infectada pelo bacilo e que não esteja em tratamento. A pessoa infectada expele bacilos (bactérias) através do sistema respiratório superior quando ela fala, tosse ou espirra, por meio da saliva e secreções nasais.


Como a bactéria tem uma baixa infectividade, apenas o contato por vários anos e frequente com a pessoa infectada é capaz de ocasionar a transmissão da hanseníase. Quando a pessoa inicia o tratamento para erradicar a doença, a transmissão é interrompida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estouro de Pneu de Trator deixa um trabalhador morto em Fazenda na Zona Rural e Urbano Santos ,- MA

Na tarde desta quarta-feira (25/10), um grave acidente deixou um trabalhador morto em uma fazenda localizada na zona rural de Ur...