quarta-feira, 18 de julho de 2018

Internos da UPR de Chapadinha realizam treinamento de cultivo de hortaliças


A Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Chapadinha, com o objetivo de contribuir com a ressocialização dos internos e também de ajudar algumas instituições da cidade, vem desenvolvendo a prática de horticultura dentro do estabelecimento penal . Na horta da unidade são cultivadas hortaliças como alface, coentro, cebolinha, pepino entre outras .

Com a finalidade de aprimorar a produção dessas hortaliças, a direção da  unidade firmou uma parceria com a empresa de consultoria agrícola GEOAGRO - Georreferenciamento de imóveis rurais - que realizou treinamento com os internos onde os mesmos puderam aprender técnicas de cultivo .
Através de apresentações teóricas em sala de aula e de práticas realizadas nos próprios canteiros da horta . O engenheiro agrônomo Davidson Fellipe, proprietário da empresa GEOAGRO, participou e deu várias instruções para os apenados os quais aprenderam técnicas de como conduzir, de uma melhor forma, os canteiros .
Técnicas como escolha do tipo de hortaliça, preparo do terreno, irrigação, tratos culturais e preparo de calda bordalesa foram as técnicas destacadas pelo profissional .
Quem também acompanhou de perto as técnicas de cultivo foi o diretor de segurança e disciplina da unidade Domingos Sandro, que falou da importância da ação : Os internos de qualquer unidade penal precisam de tarefas, precisam ter alguma ocupação e isso não e só pela questão da ressocialização, mais também uma maneira de reparar de alguma forma, os danos causados por eles à sociedade, uma vez que toda produção de hortaliças serão doadas para entidades sem fins lucrativos como a Maternidade Municipal, CAPS, APAE e Abrigo Institucional Alegria de Viver, que é um abrigo para crianças de pais em conflito”. Disse Sandro .

É importante ressaltar que na unidade prisional de Chapadinha além do cultivo de horticultura, são desenvolvidas também praticas de artesanato e produção de chinelos .
O diretor administrativo Robson Farias Barreto lembrou a Lei de Execuções Penais LEP que fala da obrigatoriedade do trabalho aos internos sentenciados e facultativo para os provisórios : A horticultura é uma atividade viável em diversos estabelecimentos, podendo ser desenvolvida até no quintal de nossas casas, demanda um espaço reduzido para o cultivo quando comparada a outras atividades e tem um retorno rápido, pois geralmente são utilizadas culturas de ciclo curto . Dessa forma aqui na unidade prisional conseguimos ter uma boa rotatividade na produção . Somando isso ao fato de que, de acordo com a LEP, o trabalho para o preso condenado é obrigatório e facultativo para o preso provisório . Temos então a possibilidade de ajudar a população pois podemos utilizar a mão-de-obra dos internos para benefício da instituições”. Pontuou Robson Farias  .


Publicidade




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estouro de Pneu de Trator deixa um trabalhador morto em Fazenda na Zona Rural e Urbano Santos ,- MA

Na tarde desta quarta-feira (25/10), um grave acidente deixou um trabalhador morto em uma fazenda localizada na zona rural de Ur...