O prefeito Magno Bacelar, participou na última sexta-feira (12), da entrega da agroindústria de derivados do mesocarpo do babaçu, no povoado Canto do Ferreira.
O evento contou com a presença do secretário de Agricultura Familiar do Estado Júlio Mendonça, o deputado estadual Adelmo Soares, a presidente da Associação Gracilene de Jesus, além de vereadores, secretários e outras lideranças .
Como parte das ações desenvolvidas pela Cadeia Agroextrativista do Babaçu, o projeto é fruto de uma parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado através do seu sistema (Agerp, SAF e Iterma) .
Entregue as 26 mulheres quebradeiras de coco que integram a Associação das Quebradeiras de Assentamento, o projeto teve um custo de R$ 280 mil, que garantiu a montagem da estrutura, composta por forno industrial, misturador, laminadora, liquidificador industrial, etiqueta seladora, kit de higiene para cozinha e escritório completo .
No comando da agroindústria serão apenas mulheres, que vão trabalhar com o mesocarpo do babaçu, produzindo biscoitos, bolos, mingaus e azeite, agregando valor aos produtos e contribuindo para a geração de emprego e renda das quebradeiras .
“É uma conquista importante para essa comunidade, que gera protagonismo a essas mulheres e oportuniza geração de emprego e renda . Não poderiamos deixar de apoiar essa importante iniciativa”, disse o prefeito.
Além da Prefeitura, a ação contou com outros parceiros como Universidade Federal do Maranhão - UFMA, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - Campus IV, ASA-MA, AGERP, SEBRAE, SENAR e UFMA-CCAA .
Nenhum comentário:
Postar um comentário