sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Alunos apresentam dificuldades para escrever à mão devido ao costume de utilizar tablets e smartphones


Cada vez mais alunos apresentam dificuldades para escrever à mão . A constatação parece ser unânime entre professores e pais . O principal motivo tem sido o uso excessivo de novas tecnologias, como tablets e smartphones, que acostumaram crianças e adolescentes à escrita digital .

Especialistas alertam para os perigos deste fenômeno que tem graves consequências na capacidade da escrita .

Ele não consegue segurar um lápis direito”, diz Luana, mãe de um menino de 6 anos que enfrenta dificuldades para aprender a escrever na escola .

Crianças estão se acostumou desde pequena a manipular o tablet e controles de videogames, o que acaba afetando sua coordenação motora . Segundo Luana, o garoto reconhece as letras, tem forte habilidade para cálculo, mas sua interação manual é inteiramente voltada para suportes digitais, cuja utilização domina com destreza .

Para ele, é mais fácil digitar algo do que segurar uma caneta . Afinal, essas tecnologias facilitam tudo . Utilizando apenas um dedo você pode escrever . Até pintar fica mais fácil”, observa.

A dificuldade que Luana enfrenta com o filho, e que tem tentado solucionar com a ajuda de pedagogos e psicólogos, não é uma exceção . O fenômeno parece estar se tornando uma regra nas salas de aula .

Percebo que os alunos não apenas estão mais lentos para escrever, mas que a prática os incomoda muito . Por exemplo, quando eles têm que copiar lições curtas, com cerca de dez linhas, frequentemente vários reclamam e me perguntam se ainda precisarão escrever muito mais”, relata a professora .

Para piorar a situação, a professora percebe que há uma diminuição da prática da escrita durante as aulas . “Responsabilizo o sistema escolar por isso . Diante de programas cada vez mais densos, classes sobrecarregadas, a alunos com perfis diversos e com diferentes problemas de aprendizagem, os educadores têm menos tempo para treinar a escrita”, lamenta .

Por que é importante saber escrever à mão ?

A psicopedagoga Larissa Fonseca, especialista em comportamento e desenvolvimento infantil e adolescente, defende a evolução da educação em paralelo com as inovações e as características das novas gerações. Entretanto, lembra que a escrita à mão não deve ser deixada de lado porque implica na aprendizagem de habilidades psicomotoras fundamentais para o desenvolvimento saudável e completo da criança. “A prática e o exercício da escrita não trazem apenas o aprendizado da grafia. São habilidades que vão muito além do decodificar as letras e as palavras”, salienta.

De acordo com a especialista, diversas capacidades são desenvolvidas através da escrita no papel, como a memorização, a compreensão e a psicomotricidade. “Quando uma criança escreve à mão, ela registra melhor, ela pensa melhor, ela elabora as ideias de forma mais organizada. Então, a aprendizagem se torna mais significativa e efetiva”, reitera.

Fonte : G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estouro de Pneu de Trator deixa um trabalhador morto em Fazenda na Zona Rural e Urbano Santos ,- MA

Na tarde desta quarta-feira (25/10), um grave acidente deixou um trabalhador morto em uma fazenda localizada na zona rural de Ur...