segunda-feira, 13 de abril de 2020

CUIDADO : Fakes News podem causar sério problemas a pessoas inocentes


O Brasil e o Mundo vive um momento de incertezas e grandes preocupações por conta da Pandemia do Novo Coronavírus . em Chapadinha não é diferente o assunto predominante nos meios de comunicação e Grupos de Conversas no WhatsApp é o COVID-19 . Porém no dia de hoje (13/04) um assunto sério e preocupante veio a tona causando ainda mais preocupação e o surgimento de Fakes News na cidade .

A polêmica começou após uma publicação do Blog Sala Vip, que tem como editor chefe um policial militar . O mesmo juntamente com demais policiais acompanharam uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, até a residência de um homem de 24 anos que já foi constatado através de exames ser portador do vírus COVID-19 .

A matéria fala da Negligência do jovem que mesmo tendo consciência de está infectado pelo vírus não cumpri a determinação que lhes foram dadas de manter-se em isolamento social em sua residência .

Segundo informações a equipe de saúde recebeu denúncias de que o jovem junto com sua namorada continuam a andar pelas ruas e realizando visitas a parentes e amigos . 

Com muita responsabilidade o Blog Sala Vip não cita nome, fotos e local da residência, apenas relata a situação verídica as quais estão acontecendo praticadas pelo rapaz portador de COVID-19 .

A notícia causau revolta e pânico em alguns moradores da cidade e logo começaram espalhar áudios e fotos de duas pessoas afirmando ser o homem infectado . Porém a Secretaria de Saúde não confirmou que seja um deles o paciente, mesmo porque existem leis que impedem a divulgação de fotos e nomes de pessoas infectadas pelo vírus .

Notícias Falsas espalham rápido :

Um estudo realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, em março deste ano, apontou que as fake news se espalham 70% mais rápido que as notícias verdadeiras .

O Blog Wagner Nascimento, alerta aos nossos leitores que procure sempre se informar seja aqui em nossa página ou em outros  canais de comunicação como jornais, rádios e blogs, pois estes tem a preocupação de primeiramente saber a veracidade dos fatos antes de levar a notícia .

Claro que também somos falhos mais estamos sempre atrás de levar à você a notícia certa .

Sobre a atitude irresponsável do rapaz infectado é passiva de prisão de acordo com o código penal brasileiro em seu artigo 268 que diz "Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:
Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa".

Fakes News :
O grande problema está nas consequências dessa disseminação. Uma história contada como se fosse verdadeira sendo falsa pode inclusive, tirar a vida de alguém . É importante manter o cuidado antes de sair espalhando notícias falsas e fotos, muitas das vezes de pessoas inocentes .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estouro de Pneu de Trator deixa um trabalhador morto em Fazenda na Zona Rural e Urbano Santos ,- MA

Na tarde desta quarta-feira (25/10), um grave acidente deixou um trabalhador morto em uma fazenda localizada na zona rural de Ur...